quinta-feira, 24 de maio de 2012

Alcoolismo e Educação Química

O tema alcoolismo é abordado considerando aspectos históricos, socioculturais, científicos e filosóficos associados a consumo de bebidas alcoólicas e seus efeitos no organismo humano, perigos e benefícios do consumo de álcool, legislação, tratamento e sugestões de atividades para desenvolver o tema em sala de aula.





Estatísticas sobre o alcoolismo.

O alcoolismo acomete de 10% a 12% da população mundial e 11,2% dos brasileiros que vivem nas 107 maiores cidades do país.

A incidência de alcoolismo é maior entre os homens do que entre as mulheres.

A incidência do alcoolismo é maior entre os mais jovens, especialmente na faixa etária dos 18 aos 29 anos, reduzindo com a idade.

O álcool é responsável por cerca de 60% dos acidentes de trânsito e aparece em 70% dos laudos cadavéricos das mortes violentas.

De acordo com pesquisa realizada pelo Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (CEBRID), entre estudantes do ensino fundamental e médio de 10 capitais brasileiras, as bebidas alcoólicas são consumidas por mais de 65% dos entrevistados, estando bem à frente do tabaco. Dentre estes, 50% iniciaram o uso entre os 10 e 12 anos de idade.

Fonte: Associação Médica Brasileira e Conselho Federal de Medicina. Associação Brasileira de Psiquiatria, 2002.

Para ler na íntegra sobre o tema, acesse baixe o artigo da Química Nova na Escola em PDF CLICANDO AQUI.

Nenhum comentário: