terça-feira, 13 de março de 2012

Pão e Química - A utilização dos saberes populares no ensino de química

Pesquisadores do Rio Grande do Sul usam saberes populares da panificação para abordar temas como densidade das substâncias e fermentação com alunos do ensino médio.

Meio quilo de farinha de trigo, 15 gramas de sal, 20 gramas de açúcar, uma colher de sopa de margarina, 15 gramas de fermento e um pouco de água. Receita de um pãozinho francês? Que nada! Esses são os ingredientes para uma aula de química.

Um grupo de pesquisadores do Rio Grande do Sul acompanhou a produção artesanal do pão a dim de utilizar esse conhecimento popular para ensinar química a alunos do ensino médio.

Inicialmente, quatro produtoras rurais com mais de 60 anos, descendentes de italianos e moradoras de diferentes cidades gaúchas foram entrevistadas e acompanhadas durante cada etapa da panificação, desde o preparo do fermento até o momento em que a massa vai ao forno.

Todos os detalhes do trabalho citado está publicado na Revista Química Nova na Escola. Para acesso ao trabalho na íntegra, clique na imagem abaixo.

Publicado por Ana Carolina Correira, do Instituto Ciência Hoje

"Não há saber mais ou menos: Há saberes diferentes."
Paulo Freire

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