sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

O carnaval está chegando... cuidado com o Benzopireno!!!



Quem é que nunca comeu aquele churrasco suculento, às vezes mal passado, outras bem passado? Na maioria das vezes quando vamos fazer um churrasco nos preocupamos com inúmeros detalhes, como: convidar os amigos, as bebidas, o gelo, o carvão e aquela variedade de carnes para todos os gostos. Mas sempre esquecemos de um detalhe fundamental. A grelha. Será que a grelha está limpa? Sem incrustações de outros churrascos? Aquele churrasquinho dos bares, das lanchonetes, alguém já observou o estado das grelhas? Elas são utilizadas todos os dias, será que são limpas todos os dias? Devemos ter muito cuidado com aquilo que comemos. Principalmente nas ruas!

Assista o vídeo abaixo sobre o assunto...




Na carne assada na brasa foi encontrado o benzopireno, o benzofluoranteno e o antraceno, que são substâncias conhecidas pelo seu potencial cancerígeno. A maior ou menor concentração depende de como a carne é assada. Um quilo de picanha com gordura, assada em churrasqueira de alvenaria, a 40 cm da brasa, acumula 0,6 micrograma de benzopireno. Na churrasqueira portátil a 15 cm do braseiro, o índice vai a 4,82 microgramas. As taxas sobem ao se trocar o carvão por madeira (8,6 microgramas). Os cancerígenos aparecem devido à decomposição pelo calor da gordura que pinga sobre a brasa. A picanha sem gordura a 15 cm do carvão, tem apenas 0,22 microgramas de benzopireno. A 40 cm não apresenta essa substância. Normas internacionais recomendam o máximo de 1 micrograma por quilo de carne, mas o índice chega a 1,5 no consumo médio de um adulto. Recomenda-se carnes magras e cautela ao assar.

Mas... o que é o benzopireno?

O benzopireno pertence a classe de hidrocarbonetos poliaromáticos, HPA. Muitos compostos aromáticos são comprovadamente cancerígenos, e o benzopireno é um dos mais potentes.





O benzopireno é tão carcinogênico que pode provocar câncer em cobaias (ratos) pelo simples contato de uma região do corpo do animal, sem pelo, com uma camada desse composto. Ele é encontrado no alcatrão da fumaça do cigarro e pode ser um fator na relação entre o fumo e o câncer de pulmão, câncer de laringe e da cavidade oral, e possivelmente câncer de bexiga e pâncreas.



O benzopireno e outros hidrocarbonetos polinucleares estão também presentes em peixe defumado, assim como na atmosfera sobre grandes cidades, onde eles são poluentes do ar.

Fonte:

Nenhum comentário: