quarta-feira, 30 de março de 2011

Dispositivos Poliméricos eletroluminescentes

Na década de 70, foi descoberta uma nova característica de certos polímeros sintéticos: a condutividade elétrica. Os polímeros condutores são geralmente chamados de “metais sintéticos” por possuírem propriedades elétricas, magnéticas e ópticas de metais e semicondutores. Assim, esse material pode ser aplicado em diversas áreas, tais como em microeletrônica e biossensores. Duas aplicações comerciais (só para exemplificar) são as lâmpadas de Led e, futuramente, Espelho Mágico, como mostrado no vídeo abaixo de uma forma bem interessante.



O que acontece é que existe um sensor no espelho, semelhante aqueles que são utilizados em torneiras onde só de aproximar a mão a água é liberada automaticamente. Ao se aproximar do espelho, o sensor é acionado e a energia aplicada ao circuito no vidro é interrompida. Ao se afastar, o circuito volta a ser ativado e, nesta forma, o polímero emite luz fazendo então aparecer uma propaganda de um produto.

Também podemos ver esse novo produto em uma reportagem do Fantástico sobre A Casa do Futuro, mostrado no vídeo abaixo (fonte youtube):




Para ler um pouco mais sobre polímeros condutores e como acontece a condução nesses materiais, sugiro o artigo da Revista Química Nova na Escola. Para baixá-lo, Clique aqui.

Nenhum comentário: