segunda-feira, 2 de abril de 2012

Química x Tuberculose

Tuberculose. Uma doença causada por uma bactéria que atinge mais de 10 milhões de pessoas anualmente - dentre estas, muitos brasileiros. Em quase 20% dos casos, é fatal.
Chalconas. Uma enona aromática - contém o grupo característico das cetonas, ligado a um anel aromático e a um alceno. Estas moléculas aparecem frequentemente na natureza, sob a forma do que é coletivamente conhecido como chalconóides.
Chalconas x Tuberculose. Um grupo brasileiro preparou uma biblioteca com 100 tipos de chalconas e avaliou a eficácia de cada um na inibição das enzimas Mtb protein tyrosine phosphatases, que é essencial para o ciclo de vida da bactéria que causa a TURBERCULOSE (Mycobacterium tuberculosis).
O resultado foi amplo: não somente um novo inibidor (e provável candidato a fármaco) foi identificado como - devido ao grande número de moléculas envolvidas - um estudo detalhado sobre a relação entre a estrutura da molécula e sua atividade foi obtido. Os químicos sabem agora os requisitos moleculares e espaciais que a molécula deve ter para ser ativa contra esta enzima.
O Journal of Medicinal Chemistry é um dos mais importantes na área de Química Medicinal.
Fonte: Canal FalaQuímica

Nenhum comentário: