sábado, 30 de abril de 2011

Projeto desenvolvido no IFTM ensina como combater a dengue de forma barata e eficaz

Alunos do IFTM desenvolveram projeto de armadilha para o mosquito da dengue com material alternativo.



Foto de alguns dos integrantes do Projeto Mosquitéria.




Após a aula de química orgânica 1, os alunos (Júnia e Carlos, do 3º período de química) distribuíram gratuitamente para os colegas as armadilhas (foto acima) e explicaram como proceder para o funcionamento.

Como montar a armadilha

Armadilha montada

Materiais necessários:uma garrafa pet de 1,5 a dois litros; uma tesoura; uma lixa de madeira nº 180; um rolo de fita isolante preta; um pedaço (5 x 5 cm) de tecido chamado micro tule; quatro grãos de alpiste ou uma pelota de ração felina.

1. Tire a tampa da garrafa e, com um jeitinho especial, remova o anel do lacre da tampa, sem danificá-lo. Reserve este lacre; ele será usado como componente da sua mosquitérica;

2. A próxima etapa é cortar a garrafa em duas partes. Uma das partes vai servir de copo e a outra, como um funil, será a tampa;

3. Lixe toda a superfície da tampa, que corresponde à face interna da boca do funil, até torná-la completamente áspera e fosca (lixe sempre no sentido único, da boca do gargalo, para o funil, no fundo). Essa peça constituirá a tampa da mosquitoeira;

4. Corte o micro tule (5cm X 5cm) e cubra a boca da garrafa. Use o anel do lacre que você guardou como presilha. Esta fase exige o jeitinho especial, pois é necessário forçar a presilha para alcançar, pelo menos, a segunda volta da rosca.

5. Para estabelecer a altura ideal do nível da água na mosquitérica é preciso encaixar a tampa, com o bico para baixo, dentro do copo. Identifique, de cima para baixo, o intervalo de altura que vai da boca do copo até o fundo fosco da tampa. O ponto médio desse intervalo deve ser considerado como a altura do nível da água na sua mosquitoeira. Marque esse nível com um pedaço de fita isolante, bem fino, como se fosse uma linha, colada pelo lado de fora do copo. Essa marca também delimitará o espaço de ar que ficará acima da água, entre as duas peças da mosquitérica.

6. Montagem da mosquitérica: acrescente água no copo, de forma que fique uma camada aérea de 3 a 4 cm (da boca do copo para baixo); coloque o alimento (quatro sementes de alpiste ou uma pelota de ração felina triturados dentro d’água; posicionar a tampa, de maneira simétrica, com o bico para baixo e então vede as duas partes da mosquitérica, usando fita isolante. Use a fita isolante para fixar as duas peças da mosquitérica e, ao mesmo tempo, vedar o espaço entre a borda do copo e a face externa da tampa. Complete com água até o nível marcado com a tirinha de fita isolante.


Mais informações sobre o projeto, acesse o site do Instituto, clicando aqui.

Um comentário:

Unknown disse...

olaa, sou uma das bolsistas que participou do projeto, fiquei muito feliz em ver sua pagina e a divulgação de um assunto tao importante.
Venho com uma sugestão, construi na faculdade um mosquitao de 1 metro de comprimento, tenho foto dele, toda a faculdade o utiliza, se quiser posso te mandar as fotos para adicionar a materia. :)