sexta-feira, 27 de abril de 2012

Visita técnica de alunos do curso Técnico em Química e Licenciatura em Química

Hoje alunos dos cursos de Licenciatura em Química e Técnico em Química realizaram visita técnica na Coca Cola, na cidade de Uberlândia. Foram apresentados, de forma geral, os setores envolvidos na produção de refrigerantes. A visita iniciou às 13:30h, terminando às 16:15h apresentando os detalhes no processo de tratamento de água e efluentes. Ao final, o instrutor da visita e engenheiro ambiental há 10 anos na empresa Tony, enfatizou a importância de se trabalhar nas estações de tratamento de efluente, onde a possibilidade de realização de pesquisa é enorme. O ônibus chegou à unidade II exatamente às 18h.







Defesa de TCC da última turma de técnico em Açúcar e Álcool

Essa semana ocorreu a defesa de TCC da última turma do técnico em Açúcar e Álcool. A banca foi composta por Juliana do Nascimento Gomides, Márcia do Nascimento Portes e Cláudio Márcio de Castro. Os títulos foram dos mais variáveis e os orientados agora tem uma semana para realizar a correção do texto sugerida pela banca. Alguns dos orientados abaixo:












Segunda parte da visita de pibidianos da UFTM aconteceu - Escola Boulanger Pucci

Anteontem, 25 de abril, o Instituto Federal do Triângulo Mineiro – Campus Uberaba recebeu a visita de estudantes do curso de ciências biológicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e de alunos dos 7º, 8º e 9º anos da Escola Estadual Boulanger Pucci.

O grupo formado por 38 estudantes, acompanhados do coordenador de extensão, Claudio Márcio de Castro, visitou setores da instituição como os laboratórios de química e microbiologia, além de observar como são feitos o cultivo de plantas e a criação de animais.

Um dos alunos participantes da atividade, Antônio Paulo, da escola Boulanger Pucci comentou que a visita foi interessante, pois foram capazes de observar o cultivo de plantas na prática e conhecer novos ambientes.

Já, Rodrigo Afonso Leitão, comenta que pretende ampliar e apoiar projetos e parcerias com escolas e universidades. “Trabalhos como estes, desenvolvidos pelo Pibid permitem aos estudantes bolsitas vivências em seu campo de atuação profissional, auxiliando assim, em seus planejamentos futuros”, afirma.

A visita, parte integrante das atividades do Programa de Iniciação à Docência (Pibid) da UFTM, tem como objetivo levar o conhecimento aos alunos, em especial, nas áreas de ciência e tecnologia, ampliando a visão de mundo educacional dos participantes.

Clique para ampliar

Confira as fotos da visita.

quinta-feira, 26 de abril de 2012

IFTM Campus Uberaba realiza I Semana de Cursos

O Instituto Federal do Triângulo Mineiro – Campus Uberaba realizará entre os dias 2 e 11 de maio sua I Semana de Cursos. O evento organizado por coordenadores, diretórios acadêmicos, com o apoio da direção geral e diretoria de ensino tem por objetivo promover a integração entre estudantes de diversos períodos, além da melhoria na formação acadêmica e a vivência de práticas que possibilitem o crescimento pessoal e profissional.

Durante a I Semana de Cursos serão realizadas a “Semana da informática”, para os técnicos em manutenção e suporte em informática e tecnólogos em análise e desenvolvimento de sistemas; “Semana das licenciaturas” para ciências biológicas, ciências sociais e química e a II Semana das Ciências Agrárias, para os estudantes de engenharia agronômica, zootecnia e tecnologia em alimentos.

Para a atividade, que acontece nas unidades I e II do IFTM Campus Uberaba, estão programadas palestras, oficinas, teste vocacional, maratona, apresentação de pôsteres, minicursos, entre outras.

Para Rodrigo Afonso Leitão, o evento possibilita “tanto um vivência diferenciada quanto a oportunidade de discussão de temas que nem sempre são tratados em sala de aula da maneira que o professor gostaria. A participação de profissionais especialistas de outras instituições é prova disto”. “É importante trazermos experiências externas para enriquecer a formação dos nossos estudantes”, comenta.

Outras informações disponíveis na página da Semana.

Serviço
I Semana de Cursos
Data: 2 a 11 de maio
Local: Unidades I e II do IFTM Campus Uberaba


Data: 2 a 4 de maio
Horário: 13h às 17h e das 19h às 22h30


Data: 7 a 10 de maio
Horário: 19h às 22h


Data: 7 a 11 de maio
Horário: 7h30 às 16h30

Pibidianos de ciências biológicas da UFTM e alunos da escola Bezerra de Menezes visitam o Campus Uberaba

No último dia 13 de abril, o Instituto Federal do Triângulo Mineiro – Campus Uberaba recebeu a visita de pibidianos do curso de ciências biológicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e de estudantes do 6º ao 9º ano da Escola Municipal Adolfo Bezerra de Menezes.

O grupo, com um total de 37 participantes, acompanhados do professor do IFTM Campus Uberaba, Cláudio Márcio de Castro, visitou diversos setores da instituição, como os laboratórios de química, microbiologia e entomologia.

A visita parte integrante das atividades do Programa de Iniciação à Docência (Pibid) da UFTM tem como objetivo levar o conhecimento aos alunos, em especial, nas áreas de ciência e tecnologia.

“Os alunos puderam observar diferentes ambientes de estudo relacionados à prática educacional voltada à tecnologia e meio ambiente”, comenta Carla Ribeiro, professora da Escola Municipal Adolfo Bezerra de Menezes.

De acordo com Cláudio Márcio, uma nova visita está programada para o dia 25 de abril.

Veja aqui as fotos da visita.

Programa de Talentos L'ORÉAL 2012


A L'ORÉAL está selecionando jovens para o seu Programa de Talentos 2012.

Pré-Requisitos:

· Graduação nos Cursos de Ciências Exatas, Humanas, Curso de Química e Farmácia;

· Conclusão da graduação entre Julho de 2009 e Julho de 2012;

· Bons conhecimentos no Pacote Office.

As inscrições estão abertas até o dia 14/05/2012.





Câmara aprova 44 mil cargos de professor para instituições federais


A Comissão de Constituição, de Justiça e de Cidadania aprovou hoje (26) o Projeto de Lei 2134/11, do Executivo, que cria cargos efetivos, cargos de direção e funções gratificadas no Ministério da Educação. A medida beneficiará universidades públicas federais e escolas técnicas federais. Como a proposta tramita em caráter conclusivo, será enviada diretamente para a análise do Senado.
No total, serão criados:
- 19.569 cargos de professor de nível superior;
- 24.306 cargos de professor do ensino básico, técnico e tecnológico;
- 27.714 cargos de técnico-administrativo;
- um cargo de direção CD-1;
- 499 cargos de direção CD-2;
- 285 cargos de direção CD-3;
- 823 cargos de direção CD-4;
- 1.315 funções gratificadas FG-1;
- 2.414 funções gratificadas FG-2; e
- 252 funções gratificadas FG-3.
Além disso, algumas funções gratificadas nas Universidades e Institutos serão extintas. Leia a reportagem completa, acessando ao site da Câmara dos Deputados.

sábado, 21 de abril de 2012

Os elementos químicos mais abundantes da alta tecnologia [infográfico]


Se você já passou pelo Ensino Médio, certamente deve se lembrar da tabela periódica dos elementos químicos. Nela estão dispostas de maneira ordenada todas as substâncias, sintéticas ou naturais, conhecidas.
Para muitos estudantes, compreender cada um dos elementos em todas as suas propriedades como eletronegatividade, raio iônico e energia de ionização pode parecer uma tarefa complicada e não necessariamente prazerosa.
Entretanto, basta entender como é extraída uma determinada substância ou qual é a sua aplicação prática para que a pesquisa se torne ainda mais prazerosa. Você ficará surpreso em saber que itens tão corriqueiros do seu dia a dia utilizam uma daquelas substâncias da qual você nunca ouviu falar ou, ainda, jamais imaginou alguma utilidade.
O Tecmundo preparou um infográfico completo, apresentando diversas características de todos os elementos químicos. Nele você encontrará os dados básicos de cada substância, as regiões do planeta em que elas são encontradas em maior abundância e, principalmente, quais são as aplicações práticas de cada um dos elementos.
Além de servir para saciar a sua curiosidade, se você está no Ensino Médio ou estudando para prestar vestibular, vale a pena salvar o link em seus favoritos e mantê-lo sempre à mão como um material de estudo complementar. Boa diversão!

Acesse o infográfico clicando na figura abaixo:


quarta-feira, 11 de abril de 2012

Sabonetes bactericidas não protegem contra bactérias

Nem todos os sabonetes bactericidas são capazes de eliminar bactérias. Para verificar quais produtos não cumprem essa função, o Proteste realizou um teste com 10 produtos, sendo três líquidos e sete na versão em barra. Para fazer o teste de eficácia bactericida foi utilizada uma solução padrão, composta de sujeira "criada em laboratório" e quatro bactérias específicas. A solução foi colocada em diferentes placas e, em cada uma delas, foi aplicada uma quantidade de sabonete. Foram bem avaliados os produtos que conseguiram eliminar, em um período de cinco minutos, a 20º C, a maior quantidade de bactérias. O Dettol em barra foi o mais bem avaliado com 84 de nota final. Ele eliminou as bactérias: Escherichia coli, presente no intestino grosso e nas fezes, a Pseudomonas aeruginosa, uma das causadoras de infecção hospitalar e a Staphylococcus aureus, que causa infecções na pele e até pneumonia.

Veja detalhes dos testes com diversos produtos, clicando na imagem abaixo...

terça-feira, 3 de abril de 2012

Livros eletrônicos gratuitos

Foi lançado recentemente site da Scielo com ebooks onde poderão baixar gratuitamente. Basta acessar o link abaixo e procurar pelos títulos. São muitos livros em diferentes áreas do conhecimento, passando pela história, filosofia, nutrição, formação de professores, dentre outros.
Aproveite mais essa ferramenta. Acesse ao site clicando no logo abaixo:

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Música de Heisenberg: O princípio da incerteza

Uma ótima maneira de aprender sobre o princípio da incerteza de Heisenberg...

Química x Tuberculose

Tuberculose. Uma doença causada por uma bactéria que atinge mais de 10 milhões de pessoas anualmente - dentre estas, muitos brasileiros. Em quase 20% dos casos, é fatal.
Chalconas. Uma enona aromática - contém o grupo característico das cetonas, ligado a um anel aromático e a um alceno. Estas moléculas aparecem frequentemente na natureza, sob a forma do que é coletivamente conhecido como chalconóides.
Chalconas x Tuberculose. Um grupo brasileiro preparou uma biblioteca com 100 tipos de chalconas e avaliou a eficácia de cada um na inibição das enzimas Mtb protein tyrosine phosphatases, que é essencial para o ciclo de vida da bactéria que causa a TURBERCULOSE (Mycobacterium tuberculosis).
O resultado foi amplo: não somente um novo inibidor (e provável candidato a fármaco) foi identificado como - devido ao grande número de moléculas envolvidas - um estudo detalhado sobre a relação entre a estrutura da molécula e sua atividade foi obtido. Os químicos sabem agora os requisitos moleculares e espaciais que a molécula deve ter para ser ativa contra esta enzima.
O Journal of Medicinal Chemistry é um dos mais importantes na área de Química Medicinal.
Fonte: Canal FalaQuímica